TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO

De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora[1], a tecnologia é o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa que visam a resolução de problemas, satisfazendo as necessidades humanas[2].

A educação, por sua vez, é o processo de socialização e desenvolvimento integral de todas as potencialidades do indivíduo[3]. Ao receber educação, a pessoa assimila e adquire conhecimentos[4].

Com a conjunção dos dois termos supracitados tem-se o termo tecnologia educacional, que “remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino.  É usar a tecnologia a favor da educação, provocar mais desenvolvimento socioeducativo” [5]. “É comum associar a área de tecnologia educacional estritamente ao uso de dispositivos, mídias na educação, como o livro, o filme ou o computador”.  Entretanto, o termo tecnologia é bem mais amplo: “Existem diversas tecnologias que auxiliam na disseminação dos conteúdos educacionais, mas como em toda aplicação pedagógica, o acompanhamento profissional é indispensável, entende-se que a tecnologia facilita à maneira de educar, mas não extingue o educador” [6].

Sob essa perspectiva, a correção textual está agregada à tecnologia, buscando o aprimoramento do conteúdo científico, visto que é uma etapa subsequente à produção escrita que faz parte do processo de ensino.

O revisor textual examina trabalhos produzidos nas mais variadas esferas e campos de conhecimento, por isso ele faz uso de ferramentas tecnológicas para avaliar os aspectos discursivos e linguísticos dos textos[7].


Respostas

  1. Avatar de

    Texto muito pertinente!!

  2. Avatar de

    Bem embasado, inclusive.

Deixe uma resposta