Há muito tempo que a produção de textos faz parte da rotina dos estudantes. Além de organizar o conteúdo e focar na qualidade, é imprescindível que o texto seja escrito dentro das normas da língua portuguesa.
O texto, oriundo de qualquer esfera, deve ser preciso, bem estruturado, e transmitir de forma clara o seu objetivo, ponto de vista ou intenção. Deve ainda apresentar coesão e coerência, elementos formais essenciais que lhe dão sentido e forma.
Um texto bem escrito faz toda a diferença, seja no ambiente educacional ou profissional.
Nesse processo, a revisão é uma etapa indispensável: ela melhora a exposição das ideias, fornecendo mais qualidade ao texto, tornando-o de fácil compreensão. Um dos pontos essenciais e que garantem a qualidade de um texto é ter a percepção do que é essencial e do que é secundário, supérfluo ou mesmo desnecessário. Por isso, uma boa revisão deve fazer cortes (cirurgias) em partes do texto para que venham a concorrer a uma melhor estética, objetividade e clareza na percepção do leitor.
É essencial despoluir o texto, torna-lo mais enxuto, pois muitas coisas escritas podem ser descartadas ou reformuladas no intuito de deixar o texto mais limpo e menos cansativo ao leitor ou avaliador. Muitas vezes, as ideias escritas devem ser reordenadas, eliminando o que é desnecessário e refinando o que é essencial, para assim oferecer um texto de qualidade ao público.
Considerando tudo isso, e pensando por um momento na Educação a distância, a prática de revisão textual deve ser tratada com uma atenção ainda maior. Isso porque o estudante EAD não possui um suporte presencial a partir do qual possa encontrar soluções, resoluções, correções ou auxílios mais imediatos. Essa especificidade no modelo de ensino vai exigir uma participação ativa do estudante como sujeito do conhecimento.
No tocante a isso, a revisão textual surge como uma ferramenta de desenvolvimento muito relevante: após a produção textual, ele deve fazer uma reflexão sobre o seu próprio texto a fim de “fiscalizar” – por conta própria e com autonomia – se, de fato, sua produção atingiu os níveis de comunicação dialógica eficaz.
Através desse método de participação ativa, e com a ferramenta de revisão textual considerada como uma etapa relevante da produção textual como um todo, o aluno, mais do que produzir um texto, acaba por se desenvolver a si mesmo.
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