CHECKLIST DO TCC: O QUE NÃO PODE FALTAR

CHECKLIST DO TCC

Fomos convidados pela startup Mettzer para participar de um Webinar, focado na produção e desenvolvimento textual de TCC.

Muitos acadêmicos ainda possuem muita dificuldade em estruturar seus textos acadêmicos e por isso, estamos fazendo essa parceria para agregar conhecimento e muitas dicas legais!

Leia abaixo o nosso artigo baseado no estudo para este Webinar!

 

TIRAR DO PAPEL

  • Uma das dicas para aquele que não consegue desenvolver é ir escrevendo o que está pensando, mesmo de maneira coloquial, desarticulada, sem filtros.
  • Para sua ideia fluir, desbloquear e não ficar travado em frente de folha em branco, é preciso fazer isso sem preocupação com a linguagem padrão ou formal, parágrafos, etc.
  •  Essa é uma dica para ter um ponto inicial. Já a segunda etapa é a de articulação de ideias, parágrafos, desenvolvimento maior do tópico, a busca por melhores palavras e termos próprios, etc.

 

RESUMO

·
Apresentar o resumo do trabalho. O resumo é um
texto que apresenta a pesquisa ao leitor.

·
Deve basicamente dizer do que trata o assunto,
onde, como, quando e com quem foi realizada a pesquisa e a que conclusões
chegou.

·
O texto deve ser apresentado sinteticamente,
deve ter no máximo 30 linhas e ser apresentado em apenas um parágrafo.

ABSTRACT

·
O abstract consiste em uma versão de Resumo em
língua vernácula (obrigatório) para idioma de divulgação internacional
(geralmente inglês ou espanhol) e deve ser seguido das palavras-chave
(keywords).

INTRODUÇÃO

  • É diferente do resumo do trabalho.
  • Também não é uma discussão histórica sobre o tema.
  • Não se pode escrever demais aqui, perdendo a objetividade.
  • E não é um espaço para contar uma história sem contexto.
  • Delimite o seu tema e seja breve.
  • Apresente o problema de seu TCC na introdução.
  • Demonstre a relevância do seu tema.
  • Exponha os objetivos da sua pesquisa na Introdução.
  • Descreva a estrutura dos capítulos.

 

OBJETIVOS

·
Neste capítulo será apresentada a descrição
dos objetivos de maneira geral e específica, como também os resultados que
desejam ser alcançados com a implantação das possíveis soluções apresentadas no
trabalho.

·
Adiante será apresentado o objetivo geral e
objetivo específico do projeto, dos quais terão que ser alcançados até o
termino deste trabalho.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

·
Fazer uma ampla revisão do assunto, mostrando os
conceitos principais na área pretendida.

·
São um resumo de discussões realizadas por
outros autores e autoras sobre determinado assunto. Serve como embasamento e
articulação com o tema desenvolvido em trabalhos científicos e acadêmicos.

·
O referencial teórico também é conhecido como
Embasamento Teórico, Revisão Bibliográfica, Revisão da Literatura.

·
Para fazer um referencial teórico é necessário
consultar as referências bibliográficas condizentes com a área de estudo a ser
trabalhada e verificar as pesquisas realizadas por outras pessoas sobre a
temática escolhida.

MATERIAL E MÉTODOS (METODOLOGIA)

  • Apresentar a descrição da solução, ou seja, como o problema proposto foi
    resolvido com os recursos tecnológicos utilizados.
  • Descrever de forma clara e precisa como o seu estudo foi executado. O estilo
    de escrita dessa seção deve parecer como se você estivesse explicando
    verbalmente como conduziu seu estudo.
  • É um planejamento detalhado sobre tudo o que será realizado na sua
    pesquisa. Deve possuir tal nível de detalhamento que se o projeto for entregue
    para outra pessoa, ela deve conseguir executar a pesquisa exatamente da mesma
    forma que você executaria.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

  • Que resultados foram alcançados com o trabalho desenvolvido.
  • Também chamada de “resultados e discussão”, é nessa parte do
    trabalho que você deve apresentar, comentar e interpretar os dados que você
    coletou na pesquisa.

CONCLUSÃO

  • Retome o tema e ressalte a contribuição acadêmica do trabalho na
    conclusão do TCC.
  • Analise o cumprimento dos objetivos do seu trabalho.
  • Faça a apresentação e o fechamento dos resultados.
  • Verifique sua hipótese e responda o problema da pesquisa.
  • Resumidamente, o texto da conclusão deve retornar sinteticamente o
    assunto, o tema, a delimitação, reafirmando a importância do estudo realizado.
  • Dar respostas: ao objetivo geral, aos objetivos específicos e ao problema
    do trabalho.

PERSPECTIVAS FUTURAS

  • Neste capítulo discute-se as contribuições e perspectivas futuras que o
    trabalho permitiu alcançar.
  • Proponha melhorias e direcionamentos para pesquisas futuras.

Não Esquecer:

  • Sumário, lista de ilustrações, lista de tabelas, listas de quadros (quando necessário).
  • Além de lista de símbolos, lista de abreviaturas, lista de siglas e acrônimos (quando necessário).
  • Cronograma: lista as ações necessárias à conclusão do projeto.
  • Referências, Apêndices e Anexos (quando necessário).

Deixe uma resposta