CHECKLIST DO TCC
Fomos convidados pela startup Mettzer para participar de um Webinar, focado na produção e desenvolvimento textual de TCC.
Muitos acadêmicos ainda possuem muita dificuldade em estruturar seus textos acadêmicos e por isso, estamos fazendo essa parceria para agregar conhecimento e muitas dicas legais!
Leia abaixo o nosso artigo baseado no estudo para este Webinar!
TIRAR DO PAPEL
- Uma das dicas para aquele que não consegue desenvolver é ir escrevendo o que está pensando, mesmo de maneira coloquial, desarticulada, sem filtros.
- Para sua ideia fluir, desbloquear e não ficar travado em frente de folha em branco, é preciso fazer isso sem preocupação com a linguagem padrão ou formal, parágrafos, etc.
- Essa é uma dica para ter um ponto inicial. Já a segunda etapa é a de articulação de ideias, parágrafos, desenvolvimento maior do tópico, a busca por melhores palavras e termos próprios, etc.
RESUMO
·
Apresentar o resumo do trabalho. O resumo é um
texto que apresenta a pesquisa ao leitor.
·
Deve basicamente dizer do que trata o assunto,
onde, como, quando e com quem foi realizada a pesquisa e a que conclusões
chegou.
·
O texto deve ser apresentado sinteticamente,
deve ter no máximo 30 linhas e ser apresentado em apenas um parágrafo.
ABSTRACT
·
O abstract consiste em uma versão de Resumo em
língua vernácula (obrigatório) para idioma de divulgação internacional
(geralmente inglês ou espanhol) e deve ser seguido das palavras-chave
(keywords).
INTRODUÇÃO
- É diferente do resumo do trabalho.
- Também não é uma discussão histórica sobre o tema.
- Não se pode escrever demais aqui, perdendo a objetividade.
- E não é um espaço para contar uma história sem contexto.
- Delimite o seu tema e seja breve.
- Apresente o problema de seu TCC na introdução.
- Demonstre a relevância do seu tema.
- Exponha os objetivos da sua pesquisa na Introdução.
- Descreva a estrutura dos capítulos.
OBJETIVOS
·
Neste capítulo será apresentada a descrição
dos objetivos de maneira geral e específica, como também os resultados que
desejam ser alcançados com a implantação das possíveis soluções apresentadas no
trabalho.
·
Adiante será apresentado o objetivo geral e
objetivo específico do projeto, dos quais terão que ser alcançados até o
termino deste trabalho.
REFERENCIAL TEÓRICO
·
Fazer uma ampla revisão do assunto, mostrando os
conceitos principais na área pretendida.
·
São um resumo de discussões realizadas por
outros autores e autoras sobre determinado assunto. Serve como embasamento e
articulação com o tema desenvolvido em trabalhos científicos e acadêmicos.
·
O referencial teórico também é conhecido como
Embasamento Teórico, Revisão Bibliográfica, Revisão da Literatura.
·
Para fazer um referencial teórico é necessário
consultar as referências bibliográficas condizentes com a área de estudo a ser
trabalhada e verificar as pesquisas realizadas por outras pessoas sobre a
temática escolhida.
MATERIAL E MÉTODOS (METODOLOGIA)
- Apresentar a descrição da solução, ou seja, como o problema proposto foi
resolvido com os recursos tecnológicos utilizados.
- Descrever de forma clara e precisa como o seu estudo foi executado. O estilo
de escrita dessa seção deve parecer como se você estivesse explicando
verbalmente como conduziu seu estudo.
- É um planejamento detalhado sobre tudo o que será realizado na sua
pesquisa. Deve possuir tal nível de detalhamento que se o projeto for entregue
para outra pessoa, ela deve conseguir executar a pesquisa exatamente da mesma
forma que você executaria.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
- Que resultados foram alcançados com o trabalho desenvolvido.
- Também chamada de “resultados e discussão”, é nessa parte do
trabalho que você deve apresentar, comentar e interpretar os dados que você
coletou na pesquisa.
CONCLUSÃO
- Retome o tema e ressalte a contribuição acadêmica do trabalho na
conclusão do TCC.
- Analise o cumprimento dos objetivos do seu trabalho.
- Faça a apresentação e o fechamento dos resultados.
- Verifique sua hipótese e responda o problema da pesquisa.
- Resumidamente, o texto da conclusão deve retornar sinteticamente o
assunto, o tema, a delimitação, reafirmando a importância do estudo realizado.
- Dar respostas: ao objetivo geral, aos objetivos específicos e ao problema
do trabalho.
PERSPECTIVAS FUTURAS
- Neste capítulo discute-se as contribuições e perspectivas futuras que o
trabalho permitiu alcançar.
- Proponha melhorias e direcionamentos para pesquisas futuras.
Não Esquecer:
- Sumário, lista de ilustrações, lista de tabelas, listas de quadros (quando necessário).
- Além de lista de símbolos, lista de abreviaturas, lista de siglas e acrônimos (quando necessário).
- Cronograma: lista as ações necessárias à conclusão do projeto.
- Referências, Apêndices e Anexos (quando necessário).
Deixe uma resposta