PROBLEMAS DE TEXTO RECORRENTES OBSERVADOS EM NOSSA EXPERIÊNCIA

Abaixo listamos alguns dos problemas de texto recorrentes que observamos na nossa experiência com a REVISOTECA, que tratamos no Webinar com a Daiana da Mettzer:

 

  • Plágio recorrente.
  • Analfabetismo funcional generalizado (até em mestrando e doutorandos).
  • Problemas com repetição de palavras e conectivos, vícios de linguagem, frases muito longas.
  • Parágrafos e orações muito extensas e confusas.
  • Uso excessivo (ou inadequado) da vírgula e falta do ponto final.
  • Orações incoerentes e sem coesão.
  • Frases confusas e falta de algumas palavras, principalmente conectivos.
  • Redundância em frases.
  • Espaços excessivos entre parágrafos.
  • Uso de letras maiúsculas incorretamente no início de palavras.
  • Uso incorreto do gênero de substantivos.
  • Erros de pontuação e acentuação.
  • Falta ou uso incorreto da crase em algumas palavras.
  • Problemas de paragrafação: orações que formam o parágrafo estão mal articuladas entre si e com falta de conectivos.
  • Gerundismo, um vício de linguagem frequente. Ex.: visando, tornando.
  • Frases longas ou em ordem invertida.
  • Uso de palavras inúteis ou ambíguas.
  • Tradução do Abstract feita com o Google Translate ou com outra ferramenta online, geralmente com vários problemas na tradução e adaptação do idioma.
  • Confiança excessiva no corretor automático, que trata inadequadamente algumas ocorrências.
  • Dificuldade com as mudanças do Novo Acordo Ortográfico.

 


Além de problemas como:

· Formatação inadequada.

· Normas de citação incorretas.

· Ausência de referências em frases importantes.

· Ausência de materiais concretos, como figuras, tabelas, quadros, gráficos.

· Ausência de fontes e referências em frases.

PLÁGIO E ANALFABETISMO FUNCIONAL

· As dificuldades e limitações dos acadêmicos em desenvolver razoavelmente um texto bem escrito, levam os mesmos à famigerada prática do plágio.

·
· A maioria dos universitários têm alguma dificuldade com escrita e interpretação de texto, apresentando dificuldades
para lidar com textos mais longos.

 · O analfabetismo funcional, infelizmente, é o resultado da degradação educacional e cultural que existe no Brasil há muitas décadas.

REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

 · Outra fonte de muitas dúvidas entre os acadêmicos é o novo acordo ortográfico. Especialmente na questão do hífen.

·
Os alunos não sabem exatamente o que mudou.

·
Além disso, a mudança, embora tenha afetado um número pequeno de palavras, envolveu alguns vocábulos muito conhecidos.

 

CORRETORES AUTOMÁTICOS

·
A língua portuguesa é complexa e muitas vezes o corretor interpreta de maneira errada o texto.

·
Quando desatualizado, faz uso da antiga norma gramatical.

·
Sugerem palavras de forma incorreta, incoerentes com o parágrafo ou frase, principalmente em textos complexos.

·
Em alguns casos, o editor aponta que algumas palavras corretas não existem (neologismo), não sinaliza que algumas palavras estão juntas.

 

Deixe uma resposta