Muitos graduandos, pós-graduandos, doutorandos e mestrandos, em período de desenvolvimento de trabalhos, chegam até nós com questionamentos sobre os elementos pré-textuais, como, por exemplo: O resumo, as palavras-chave, o abstract, o sumário, etc.
Para auxiliar quem está nesse caminho, iremos abordar nesse artigo várias dicas práticas sobre esses elementos essenciais aos textos acadêmicos.
COMO ESCOLHER O TEMA DO TRABALHO ACADÊMICO?
1- Escolha um tema que você goste!
2- Há material de pesquisa suficiente disponível?
3- O tema tem relevância?
Outra fonte de muitas dúvidas é o SUMÁRIO:
– Também chamado de índice, o sumário consiste em uma lista na qual constam os números
das páginas onde estão registrados os assuntos abordados no trabalho.
– Essa lista é um item obrigatório em todos os trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso.
– Ele serve para organizar a estrutura do trabalho acadêmico e facilitar que os leitores encontrem o conteúdo.
– O sumário nos permite ter uma visão ampliada e macro de qualquer trabalho, livro ou revista.
– Através dele, podemos verificar quais temas serão abordados ali.
Gostou das dicas?
Continue nos acompanhando, em breve teremos mais artigos pra vocês!!
Deixe uma resposta