A estrutura do trabalho acadêmico é dividida em partes externas e partes internas.
As partes internas ainda se subdividem em pré-texto, texto e pós-texto, seguindo uma ordem sequencial de elementos obrigatórios e opcionais que deve ser mantida.
As partes externas são lombada e capa.
– Capa
– Folha de Rosto
– Folha de aprovação
DEDICATÓRIA
A dedicatória é destinada às pessoas que são importantes na vida do autor, como família e amigos.
AGRADECIMENTOS
Já o agradecimento é voltado para aqueles que tiveram alguma contribuição no TCC, sejam professores, instituições de pesquisa ou parceiros de trabalho.
EPÍGRAFE
Epígrafe é a citação de um pensamento, de uma frase, de um provérbio ou coisa que o valha, que está relacionado com o tema ou assunto de um trabalho acadêmico, de uma monografia, de uma tese, de um projeto, de um manual organizacional, de um relatório, etc.
LISTAS
Mesmo sendo opcionais no trabalho acadêmico, quando presentes são elementos que deve estar registrados, sendo necessário inserir essas informações de forma ordenada.
Exemplos:
– Listas de tabelas
– Listas de ilustrações
– Listas de quadros
– Lista de siglas e acrônimos
– Lista de abreviaturas
– Lista de símbolos
INTRODUÇÃO
Neste capítulo será apresentado o aspecto introdutório do desenvolvimento deste trabalho
OBJETIVOS
Neste capítulo será apresentada a descrição dos objetivos de maneira geral e específica, como também os resultados que desejam ser alcançados
ESTRUTURA DO TRABALHO
O presente trabalho está estruturado e apresentando de que forma?
REFERENCIAL TEÓRICO
Fazer uma ampla revisão do assunto, mostrando a evolução da pesquisa na área pretendida, citando os trabalhos clássicos, porém priorizar os trabalhos dos últimos 10 anos.
MATERIAL E MÉTODOS
Nos Materiais e Métodos, apresentar a descrição da solução, ou seja, como o problema proposto foi resolvido com os recursos tecnológicos utilizados.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Resultados obtidos (quando pertinente). Análise dos resultados (quando pertinente). Que resultados foram alcançados com o trabalho desenvolvido. Obs. somente se o trabalho foi aplicado em campo.
CONCLUSÕES
O texto da conclusão deve retornar sinteticamente o assunto, o tema, a delimitação, reafirmando a importância do estudo realizado. Dar respostas: ao objetivo geral, aos objetivos específicos e ao problema do trabalho.
PERSPECTIVAS FUTURAS
Neste capítulo discute-se as contribuições e perspectivas futuras que o trabalho permitiu alcançar (que novos trabalhos este texto sugere).
REFERÊNCIAS
Referência é o conjunto padronizado de elementos que identificam os documentos citados no trabalho.
ÍNDICE DE APÊNDICES E ANEXOS
Apêndices e anexos são materiais complementares ao texto que só devem ser incluídos quando forem imprescindíveis à compreensão deste.
APÊNDICES
Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação.
Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e ambos devem constar no sumário.
ANEXOS
Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc.
Gostou?
Acompanhe as nossas redes sociais para mais dicas!! 😀
Deixe uma resposta